Verde em Casa- É Primavera… TE AMO!

flower-field-250016_1280

Alô!!! Você cidadão do Hemisfério Sul, vale o lembrete: hoje às 22h53 inicia-se uma das estações mais EXUBERANTES para as plantas, a Primavera!

Sempre que observo uma flor, eu imagino

Deus, quando já tinha criado tudo, se dando ao quase desatino, “vou criar as flores, pois já tenho as cores, as texturas e os aromas da natureza”, e então fez acontecer! Tudo que floresce: frutifica, alimenta e multiplica de novo, e usa um tudo do todo!

Na jardinagem, podemos separar os afazeres da manutenção em 02 etapas:

Primavera /Verão e Outono/ Inverno.

Quando o Sol, no outono, começa a diminuir em horas sua luz, as plantas, que não são bobas nem nada, pensam:

– Eu heim! Vou ficar aqui segurando essa onda de frio nas minhas folhas? Vou nada!

E assim, derrubam as folhas e já quase nada floresce, os gramados crescem menos e exceto o rastelado das folhas, todo o restante da manutenção do jardim diminui.

O inverno, é quando a natureza entra em dormência, permanece vivo, mas diminui a sua intensidade. Essa é a etapa ideal para podar e transplantar, já que a vegetação sente menos e terá o tempo suficiente para recuperar-se dos cortes de seus galhos e do corte de suas raízes até a estação da Primavera.

É um erro tentar enfolhar, florescer ou deixar a grama verde com adubos e fertilizantes, nesse período de Outono/Inverno, porque as plantas, mesmo nos países de clima Tropical, se alimentam menos.

E aí meu amigo chega a PrimaVERA, kkkk, quase que nem o Verão (Aline Riscado do comercial da cerveja Itaipava), estação do ano que desperta! Cada centímetro de verde das folhas e todassss as gamas de cores nas flores, RELUZEM!

Para atrair os polinizadores, as flores se vestem de folhas transformadas em pétalas. Há flores com órgãos femininos, masculinos e hermafroditas, e nós aqui seres humanos, sem ver o exemplo que a natureza nos traz, muitos, mas muitos preconceitos, discutindo a liberdade de gênero ??? Tanta tecnologia a favor… as plantas fazem sexo e procriam para você, e não te consultam nada. E Deus ’tava lá, pintando sua natureza!!! Fez cumprir os ciclos em 365 dias, e tanta política e ainda tanta fome.

A Primavera é a estação do ano, ideal para adubar e fertilizar o jardim, é importante preparar as plantas para o Verão (Aline Riscado Itaipava, de novo me surge kkk,).

Ah! O VerãoO Carnaval!

Lembrem-se que na fotossíntese, que é a transformação de energia luminosa em energia química, ou seja, nosso alimento, o desgaste será maior, em todo sentido. Então se você no Outono/Inverno já podou e transplantou e na Primavera, já adubou e fertilizou, no Verão, é só continuar as regas para manter tudo acontecendo conforme as flores e frutos do ciclo de Deus.

E você? Já plantou a suas flores hoje???

É PRIMAVERA!!!! Te amo!!!!♥

Até a próxima semana, e muito obrigada pela sua curiosidade. 🐞

Naty Guerrero  

Natacha Guerrero é paisagista, gestora ambiental e escreve aos sábados para o blog MaryWellness na coluna VERDE EM CASA,  siga a Naty no instagram e no facebook e cadastre seu e-mail aqui no blog para ser avisado dos próximos posts.

 

 

Anúncios

3 comentários

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.