Verde em Casa – Incidência de luz solar

Jardinagem – como saber a quantidade de sol que uma espécie precisa?

Olá pessoal, como foi a semana de vocês? Já iniciaram alguma prática de jardinagem?

Semana passada falei sobre a importância da Água, e dei algumas dicas sobre regas, vale lembrar novamente que na jardinagem, as principais necessidades vitais são (água, luz, solo e clima). As espécies nascem, perecem e morrem. Cada espécie no seu tempo, é óbvio que o bicho homem pode encurtar esse ciclo, por isso conto com você, acompanhem, divulguem os post’s e vamos na prática tentar acertar mais.

Esta semana vamos falar sobre Luz.

A incidência de luz solar aumenta e diminui conforme as estações do ano. No caso das estações Primavera/Verão, o sol está mais alto e dura pelo menos de 04 a 06 horas a mais que nas estações do Outono/Inverno.

Mas como saber a quantidade de sol que uma espécie precisa?

Incidência de luz solar direta Quantidade diária de luz solar
Pleno Sol 12 a 08
Meia Sombra 08 a 06
Sombra 06 a 04
Obscuridade Sem luz solar

Como regra geral: árvores de médio e grande porte, palmeiras de médio e grande porte, plantas frutíferas e tudo que floresce muito, arbustos para cercas vivas e plantas trepadeiras (quando tem muita flor ou frutificação), são espécies de pleno sol.

Obs.: Como toda espécie viva, as plantas quando estão no seu estágio inicial de crescimento, precisam ser resguardadas desse “pleno sol”, nós não colocamos um bebê, nem um filhote no raio do sol, assim também temos que proceder na jardinagem.

Meia sombra: A maioria das folhagens de porte médio e baixo, e alguns arbustos de crescimento lento sem atributo floral aparente, ex. Buxinho / Buxus sempevirens

https://www.waitrosegarden.com/plants/_/shrubs/buxus-sempervirens-/ClassID.2000025576/
waitrosegarden.com -plants – shrubs – buxus-sempervirens

Sombra e obscuridade: são as espécies que fazem a cobertura vegetal do solo numa floresta por exemplo.

Pensando então que o dia tem 24 horas, e que as espécies de Pleno sol necessitam 12 horas diárias, ou seja, a metade do dia para cumprir com o seu ciclo e função no meio ambiente, as flores do comércio que tanto queremos levar para casa, não vão aguentar manter aquela floração se plantadas no jardim, elas vão quase com certeza desidratar e podem vir a morrer, e nem sempre vão voltar a florescer dentro de casa pois como já falei, tudo que floresce muito é de pleno sol, contraditório ?? Não!!

Lembrem-se que essas plantas dos mercados, receberam um tratamento ideal, para serem consumidas por sua beleza. Então se estão afins de tentar de novo, consumam plantas de verdade, aquelas vindas das roças e plantios, vendidas nos verdadeiros comércios de plantas, as chácaras. Aprendam a entender como estão dispostas nos canteiros das chácaras. Para ficar mais fácil a manutenção das espécies no viveiro, as plantas obedecem a regra básica e essencial da incidência solar descrita na tabela acima.

O jardim interno, as plantas em vasos, jardineiras e canteiros de concreto que nos atendem para trazer o conforto do verde para mais perto do ser humano, precisa de técnica e manutenção. De tempo em tempos, haverá que iniciar tudo de novo, pois no decorrer do processo e desenvolvimento de uma espécie, a planta quase sempre é maior no seu estágio final de crescimento do que o lugar que foi destinada. Ainda bem né? Se fosse ao contrário não sobreviveríamos.

Funções das plantas na jardinagem: produção de Oxigênio, multiplicação, alimentação, manutenção do ecossistema, diminuição da poluição sonora, diminuição do calor, diminuição da poluição, beleza e Aveeeee! Você já plantou sua espécie hoje?

Quanto maior a quantidade de luz solar, mais água a planta vai consumir, quanto menor quantidade de luz solar, menos água a planta vai consumir.

A melhor hora para regar é na parte da manhã ou no final da tarde, ou seja, quando o Sol ainda não está tão forte, mas também temos que usar o bom senso, se as folhas estiverem murchas e você tiver tocado a terra e não está úmida, simplesmente regue, já vi acontecer grandes perdas de vegetação por falta d’água.

Nosso próximo assunto será Solo, mesmo dia e horário semana que vem! Cadastre seu e-mail para não perder nenhum.

No jardim tudo funciona de forma cíclica, uma coisa depende da outra.

Até o próximo post, e muito obrigada pela sua curiosidade.

Naty Guerrero

Anúncios

10 comentários

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.