Um ponto gatilho no seu corpo

Pontos gatilhos

 

Se alguma parte do seu corpo está dolorido e tensionado, é provável que você esteja com alguns pontos gatilhos.

Esses pontos não são lesões. São situações temporárias de um músculo ou de um grupo muscular, mas que podem ser aliviadas com técnicas para relaxar essa contratura, mas se a causa da formação dos pontos for constante, essa situação pode se tornar crônica .

Mas o que é um ponto gatilho?

É em um ponto irritável, palpável, um nódulo que se forma em algum ponto específico do músculo e que fica hipersensível, gerando dor. Os músculos mais acometidos são os músculos do pescoço, abaixo dele e na coluna lombar. Os músculos afetados tornam-se, geralmente, mais en­curtados e enfraquecidos.

A dor relatada pode ser semelhante a dor muscular, a dor sentida dias após exercícios físicos ou até mesmo estresse no trabalho.

Fique atento, alguns fatores podem estar ocasionando a dor, como fadiga muscular, sobrecarga muscular, erros posturais repetitivos ou uso exagerado do músculo em atividades físicas.

O tratamento de pontos gatilhos consiste basicamente em identificar a(s) causa(s) e os fatores perpetuantes, ajudando o paciente a restaurar e manter a função muscular normal e sem dor.

Separei algumas dicas para melhorar a sua dor

  1. Localize o ponto mais doloroso da região;
  2. Fique em pé em frente a parede;
  3. Uma vez localizado o ponto, posicione a bolinha em cima do ponto, pressione contra a parede e fique nesse ponto por 2 x de 1 minuto;
  4. Repita pelo menos 2 x ao dia, mas se precisar pode fazer 3x.
  5. Experimente colocar uma bolsa quente em seguida para relaxar o músculo.

Espero que tenham gostado das dicas!  Estou também no  instagram e facebook .

Um bj e até a próxima leitura!

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.