Suco Cura Ressaca e Hidrata

Ahhh! O verão, sou apaixonada pela primavera, mas amo o verão, eu sou, sem sombra de dúvidas, um ser solar. Já disse e repito — se eu vivesse num lugar onde não houvesse sol, ou apenas menos sol que aqui onde vivo — eu morreria de depressão. O sol me dá alegria e energia, é como se alimentasse minha alma com uma disposição para viver, criar e sorrir. Enfim, delícias do verão à parte, todos nós sabemos que alguns cuidados com a pele, com a alimentação, e principalmente a hidratação são necessários. O sol como tudo na vida tem o seu lado positivo e o negativo também, então bora evitar os excessos e tomar os devidos cuidados para aproveitar, apenas, o que o verão tem de melhor, não é?

E pensando nisso eu preparei uma série especial de receitas de verão que foi ao ar esta segunda-feira no meu canal do Youtube. Receitas, leves, saudáveis, fáceis e gostosas para você aproveitar o verão de forma segura. O primeiro vídeo da série apresenta a receita de um suco hidratante e funcional, que além de todos os benefícios dos ingredientes que vou listar para você logo abaixo, acredite ele pode curar ressaca. Se quiser assistir o vídeo é só clicar aqui abaixo:

Siiimmm eu tirei a prova dos nove! Rs. Faz tempo que parei de beber, mas como estou há um ano sem treinar — voltarei a treinar agora em (fevereiro) se Deus quiser, não vejo a hora — fugi da dieta e voltei a beber um pouquinho, e no domingo dei aquela exagerada eu acho, e então… “Segundona” pesada de trabalho eu amanheci com aquela ressaca brava, passei o dia todo tomando meu suquinho e olha, não é que me salvou de um estrago maior. Rs. Segue a lista dos ingredientes com seus princípios ativos, e no final do post a receitinha do suco milagroso para você.

melancia coco verde
Fotografia: Tiago Cardoso


Água de coco elimina toxinas, nutre as células e hidrata nosso corpo:

Você sabia que a água de coco consumida após treinamentos e exercício físicos, elimina as toxinas e contribui com a hidratação do nosso corpo, como também nutre nossas células, uma vez que aumenta os níveis de oxigênio no organismo. Além disso, a ingestão de água de coco traz outros benefícios como diminui a pressão arterial, impulsiona nosso sistema imunológico, ajuda o funcionamento do intestino, mantém o bom colesterol equilibrado, e por fim a água de coco pode ser empregada como diurético líquido hidratante que ajuda no combate a câimbras.


Gengibre:



gengibre, raiz
Fotografia: Pixabay

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal e úlceras no estômago. Os compostos 6-gingerole 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam como termogênico, aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.


Suco de Limão:

suco de limão


Que o suco do limão é rico em vitamina C, que éum ótimo antioxidante, você já sabia, mas é bom lembrar alguns outros importantes benefícios desta fruta que de tão ácida é usada para sacanear os“amigos”, com adjetivos tais como: “fulano é doce como um limão”, “nossa viu a cara dela, parece que chupou limão” entre um elogio e outro a frutinha azeda vai cumprindo sua função de ajudar no combate à ansiedade, depressão e até ao câncer. “O limão atua também como desintoxicante, bactericida, fungicida, alcaliniza o sangue e ativa o sistema imunológico”. É por isso que não me ofendo quando dizem que sou doce como um limão, comprei até uma camiseta com esta frase, dou minhas azedadas de vez em quando sim, mas na maior parte do tempo, sigo cumprindo minha função de ajudar como posso. E ai, que tal colocar mais limão na sua vida?


Melancia: 

melancia suco
Fotografia: Pixabay


Esta é uma das melhores fontes de água. Este fruto é rico em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C, além disso, a Melancia fornece apenas 30 calorias de energia para o seu consumo de 100 gramas. A melancia é rica em vitamina A e fonte de muitos minerais.

Devido ao seu alto teor de água, a melancia é consumida de forma expressiva durante a temporada de verão. A fruta ajuda na retenção do nível da água: a melancia é uma excelente fonte de água. O consumo de melancia ajuda na hidratação do corpo que reduz as tonturas. Além disso, é rica em sais de reidratação, eletrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo.

Melancia é uma excelente fonte de licopeno: o Licopeno é um carotenoide, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao cancro. Ele inibe o crescimento de células cancerígenas perigosas no nosso organismo. O licopeno mostrou-se ser eficaz em conter o cancro de cólon, mama, próstata e de pulmão. Eles ajudam na manutenção adequada da força, fluidez e espessura na membrana celular, que por sua vez inibe qualquer doença de entrar no corpo.

Benefícios da melancia para coração: a melancia não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, betacaroteno e licopeno. Todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos, ajudando na diminuição do colesterol mau (LDL) e impedindo na acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos.

Benefícios da melancia para pele: A melancia protege contra os radicais livres, portanto, atua como um protetor solar e protege dos raios solares nocivos. A presença de vitamina C e antioxidantes ajuda na prevenção do envelhecimento e várias questões relacionadas com a pele. Os diabéticos podem consumir melancia, uma vez que contém uma quantidade muito mínima de açúcar e fornece muitos nutrientes e água.

Benefícios da melancia para os homens: A arginina é uma substância presente na melancia, que melhora a taxa de insulina no corpo, reduzindo assim os problemas diabéticos, além disso, os minerais como potássio e magnésio são benéficos no funcionamento adequado de insulina no corpo. A Arginina encontrada na melancia ajuda no combate à disfunção erétil nos homens.

Bem, já deu pra perceber o motivo pelo qual juntei todos estes ingredientes num suco funcional para você usar e abusar neste verão.


SUCO REFRESCANTE CURA RESSACA


Segue a receitinha:

  • 1 copo de água de coco verde natural
  • 1 fatia de melancia em cubos
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 fatia de gengibre

Bata tudo no liquidificador, coe e acrescente gelo.

Bjs e até a próxima!

Chef Maria Dias

2 comentários

  1. Adorei seu blog e a forma como vc apresenta as receitas. Clara e objetiva . Enfocando os nutrientes de cada alimento . Pratos, leves, saudáveis tudo de bom.
    Ari – Maresias.

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.