Saúde do homem: dicas e alerta

saúde dos homens

Você sabia que as pesquisas mostram que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos?  Estudos também revelam que muitos homens adiam a ida ao médico e já chegam com doenças em estágio avançado, ou seja , as patologias são diagnosticadas tardiamente e isso implica nos melhores resultados de tratamento.

É por esse motivo que os homens morrem mais precocemente que as mulheres pelo simples fato deles não fazerem os exames preventivos.

Esse texto é para chamar atenção dos homens e mostrar que a maioria dos problemas de saúde pode ser evitada por meio da prevenção. E mesmo quando há incidência de alguma patologia, o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura e ameniza a necessidade de tratamentos mais complexos. É nesse intuito que eu vim bater um papo com vocês.

É preciso chamar atenção dos homens para o auto cuidado.

Em geral os exames são simples e seguros e é com essa preocupação que apresento   alguns exames preventivos de rotina que devem ser feitos periodicamente. São eles:

– Exame de sangue: Para medir o colesterol, o triglicerídeos e glicemia (taxa de glicose no sangue) e exame de urina.

– Exames cardiovasculares: O funcionamento do coração pode ser avaliado por uma grande diversidade de exames, cada um com as suas funções, que são escolhidos pelo cardiologista. Exames como ecocardiograma, testes ergométricos, eletrocardiograma entre outros e é importante também a checagem da pressão arterial.

 – Índice de massa corporal: Avalia o peso e a circunferência abdominal para verificar o risco  cardiovascular

– Exame de próstata: Em geral, o médico solicita um exame para dosar a enzima PSA, que quando elevada indica alteração na próstata. O toque retal é importante, mas deve ser somado ao PSA e a um ultrassom.

continua após a publicidade

 – Colonoscopia : É um exame que ajuda na descoberta do câncer  no reto ou no intestino grosso, assim como outras doenças benignas do intestino.

 Avaliação dermatológica : Consiste na análise da pele de todo o corpo a fim de identificar qualquer tipo de anormalidade, como manchas e pintas.  A partir desta verificação preliminar, as lesões suspeitas são avaliadas com maior ênfase.

A saúde é consequência das escolhas e hábitos de vida.

Hábitos saudáveis e acompanhamento da sua saúde são o caminho para um envelhecimento com qualidade de vida.

Por meio de um check-up, é possível prevenir e detectar doenças ainda em estágios iniciais. Exames simples, quando feitos rotineiramente, são suficientes para cumprir essa função. Vamos nos conscientizar e passar para nossos amigos e familiares.

Gostou? Continue acompanhando, compartilhe e deixe o seu comentário. Eu estou também no   instagram e no facebook .

Até a próxima segunda!

Alessandra Cardoso

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.