Romã é um alimento funcional – Conheça seus benefícios

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A Punica granatum originária do oriente médio e conhecida por aqui como Romã, apesar de possuir muitas propriedades para a saúde, ainda é pouco consumida no Brasil. Eu creio que o fato se dê por dois motivos, um é que é uma fruta que só dá numa determinada época do ano, bem próxima ao natal e não tem o preço muito acessível, outro é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da romã.

A romã chegou ao Brasil através dos portugueses e foi adotada popularmente no tratamento da diarreia e inflamações na garganta.

Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá.

Estudos recentes da UCLA – Universidade da Califórnia mostraram que o suco de romã tem mais antioxidantes que uva, mirtilo, suco de laranja e até mesmo mais que o chá verde e o vinho.

Com o passar dos anos, uma nova gama de benefícios da romã passou a ser conhecida através de novos estudos, confirmando as qualidades já apontadas por cientistas internacionais. Hoje sabemos que além de melhorar a saúde e evitar muitas doenças, a romã também pode ser usada em dietas para perda de peso devido a sua baixa concentração de calorias, na reconstituição muscular dos atletas e para manter a beleza da pele e dos cabelos.

BENEFÍCIOS DA ROMÃ:

  • Diminuição da pressão arterial

O consumo regular de 150 ml de suco de romã diariamente pode reduzir a pressão sanguínea sensivelmente em apenas duas semanas de uso devido a suas propriedades de afinar o sangue.

  • Ação anti-inflamatória

A romã possui antioxidantes chamados punicalagins. Eles são encontrados na semente e na casca do fruto e são os responsáveis por sua ação anti-inflamatória no nosso organismo. O extrato de romã pode agir para combater inflamações crônicas, e pode reduzir inflamação no trato digestivo.

  • Ajuda no tratamento do câncer de próstata e mama

De acordo com estudos de alunos de Bromatologia da UFRJ, “Pesquisas demostraram que a romã pode interferir na ocorrência e desenvolvimento de tumores em diversas etapas: no processo inflamatório, angiogênese, apoptose e proliferação e invasão celular”. Estudos de laboratórios americanos indicam que o extrato de romã – extraído da casca do fruto, pode levar à diminuição da reprodução de células cancerígenas em geral e, inclusive, induzir à sua morte.

No caso dos homens, cujo câncer de próstata é o mais comum, percebeu-se que a ingestão diária de pouco mais de 200 ml de suco de romã por dia diminuiu o tempo de aumento do PSA, o marcador sanguíneo do câncer de próstata (Homens cujo PSA dobra em um curto período de tempo, tem maior risco de morte por câncer de próstata).

  •  Proteção contra a placa bacteriana e a gengivite

Devido a presença de polifenóis a romã pode ser usada contra doenças da gengiva e contra a formação da placa bacteriana devido às suas propriedades antibacteriana e antiviral. Incluindo periodontites, gengivites, estomatites, assim como infecções e inflamações na boca.

  • Ajuda no tratamento da diarreia, disenteria e proteção da mucosa gástrica.

Embora a infusão e o chá de romã sejam popularmente usados para tratar doenças do estômago e trato intestinal, somente estudos recentes explicam o porquê da sua eficácia. O seu efeito antidiarreico e na disenteria se deve aos taninos, substâncias que dão o sabor adstringente da casca da romã. Eles aumentam a reabsorção de água e cloreto de sódio, reduzem a secreção mucosa, e inibem da prostaglandina (substância que causa um aumento dos movimentos intestinais e que pode diminuir a consistência das fezes e aumentar o número de evacuações), liberada na mucosa intestinal.

Já em relação ao estômago, o efeito antioxidante característicos dos polifenóis, presentes no suco e, principalmente, na casca da romã, aceleram o processo de cicatrização da mucosa gástrica, além de inibir o crescimento microbiano.

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  • Para infecção de garganta

Tanto o chá da romã quanto a infusão podem ser usados no tratamento das irritações da garganta em geral. Devido à presença de antioxidantes e, principalmente dos adstringentes – substancia que causam a contração do tecido diminuindo tanto o inchaço quanto a dor da garganta, a romã é realmente muito eficaz nestes casos. Desde criança, lá em casa minha mãe usava para toda a molecada.

  • Ajuda a manter bons níveis de colesterol

Também chamada nos Estados Unidos de “superalimento”, a romã é conhecida por reduzir o LDL (Colesterol Ruim), e aumentar o HDL (Bom Colesterol). Estudos também já mostraram que o consumo a romã bloqueia a produção de triglicérides, ou seja, ela ataca a gordura antes mesmo que ela se instale no corpo.

  • Potencializa a performance na prática de exercícios

Os nitratos presentes na romã podem potencializar a circulação de sangue nos músculos, aumentando o volume de sangue bombeado aos músculos.

De acordo com Dr. Robert Wildman, autor e membro da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, nos Estados Unidos “Romãs são ricas em nitratos, mais do que beterraba ou vegetais de folhas verdes escuras”. Ainda segundo ele, “Se você toma algo antes do treino que contenha ingredientes de apoio a vasodilatação, isto pode resultar em um intenso bombeamento de sangue para os músculos. Estudos indicam que nitritos e nitratos também tem o potencial de ajudar o corpo a usar oxigênio de forma mais eficiente. Isso significa que o atleta poderia usar menos oxigênio em determinado treino ou treinar mais antes de ficar exausto”.

  • Um superalimento para a pele e os cabelos

Listada entre os super antioxidantes, como o mirtilo, a romã é três vezes mais poderosa que o chá verde e a laranja. Além disso, um único copo de suco de romã contém 40% da necessidade diária de ácido fólico e das vitaminas A, C e E. O melhor suco é o feito em casa e consumido imediatamente, desta forma você irá conservar o maior número de vitaminas. Certifique-se de tomá-lo sem açúcar porque o açúcar pode inibir alguns dos benefícios da romã. Vale lembrar que o óleo feito a partir das sementes de romã também é rico em nutrientes e bastante utilizado em cosméticos para a pele e cabelos

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Tomar suco de romã pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da sua pele e cabelos. A romã é uma das poucas frutas que oferece no suco os mesmos benefícios nutricionais da fruta in natura. Isto se deve ao fato de que é na casca que está a maior concentração de antioxidantes, e eles não são desperdiçados ao se fazer o suco.

O suco de romã prolonga a vida dos fibroblastos, substancias responsáveis pela produção de colágeno e elastina no corpo e pela regeneração celular. Portanto a ingestão continuada do suco pode promover uma pele mais tonificada e saudável, inclusive porque a sua ação ocorre tanto na camada superior da pele, quanto nas camadas mais profundas. Ele age na regeneração das manchas e melhora a aparência das marcas de expressão. Tais substâncias também agem na composição dos cabelos, deixando os mais fortes e prevenindo a queda.

COMO USAR ROMÃ NA DIETA:

As sementes da romã podem ser consumidas no lanche ou adicionadas a saladas, mingaus, iogurtes e mesmos a pratos salgados. Também pode se fazer suco das sementes ou chá da casca da fruta. Uma romã possui em média 105 calorias, 26 gramas de carboidratos, 0,5 gramas de gordura e é livre de colesterol. Embora contenha apenas uma pequena quantidade de proteínas, é uma fonte significante de vitaminas, fibras e antioxidantes e, por isso, pode ser de grande ajuda para retardar o envelhecimento e contribuir com a saúde em geral.

No post anterior preparei uma deliciosa farofa de natal com banana com romã e amêndoas, click para assistir.

Segue algumas sugestões para você incluir a romã na sua dieta:

Chá de romã

Ferva ½ litro de água e coloque a casca de uma romã bem lavada e cortada. Deixe esfriar tampado por 15 minutos, coe e beba aos poucos. A infusão também pode ser usada para fazer gargarejo morno.

Suco de romã

Bater no liquidificador uma romã lavada e cortada com 200 ml de água. Coar e tomar em seguida.

Saladas com romã

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SALADA DE BERINJELA GRELHADA COM HOMUS, ROMÃ E TOMILHO
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SALADA DE QUINOA COM ESPINAFRE, ROMÃ E RABANETE

E agora que já sabe de tudo  isso, vai incluir mais romã na sua dieta???

Beijosss e até a próxima,

M.W.


Fonte:

Leia mais https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-roma-para-que-serve-e-propriedades/#PaljKRsaPsyyIZ1I.99

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