Outubro Rosa

october-2864479

Iniciamos o mês de Outubro e com ele a importância de falar da campanha Outubro Rosa.  Esse nome foi dado para sensibilizar a população para o problema do câncer de mama. Mas esse movimento não teve início no Brasil. Ele teve a sua origem nos Estados Unidos, depois do Congresso ter determinado o mês de Outubro como o mês da prevenção da doença.

A campanha chegou ao Brasil no ano de 2002 com o Obelisco do Ibirapuera, localizado em São Paulo, sendo iluminado de rosa durante o mês de outubro. Em outubro do mesmo ano, diversos locais tiveram os seus monumentos coloridos por uma luz rosa. Foi o caso, por exemplo, do símbolo mais conhecido do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor. E eu presenciei, mas na época confesso que não entendi o motivo.

Mas o que é o câncer de mama?

 O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

O grande objetivo dessa iniciativa é chamar a atenção das pessoas para uma das doenças que mais mata as mulheres. É um tipo de alerta para que você faça exames periódicos, facilitando o diagnóstico precoce e também incentivar o autoexame das mamas no qual a mulher pode, através do toque, identificar o surgimento de um tipo de caroço na região. É bom lembrar que existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Segundo o INCA, práticas saudáveis de vida podem evitar em até 30% a incidência de casos de câncer de mama. Algumas dessas práticas incluem a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, livre de gorduras, hormônios e conservantes em excesso, não fumar, evitar o consumo de álcool e manter uma faixa saudável de peso e além do mais, caso seja detectado precocemente, as chances de tratamento e cura do câncer de mama são muito maiores, chegando a até 90%. Além das observações naturais, é importante que mulheres acima de 40 anos façam mamografia pelo menos uma vez ao ano, mesmo que não percebam nenhum sintoma.

 “as chances de tratamento e cura do câncer de mama são muito maiores com o diagnóstico precoce, chegando a até 90%”

pink-ribbon-3713149_1920

E o laço rosa, como se popularizou?

O laço rosa foi usado em uma corrida na cidade de Nova York promovida pela fundação Susan G. Komen for the cure para arrecadar dinheiro e alertar sobre o câncer de mama e todos os participantes usaram um laço na altura do peito tornando-se símbolo da campanha.

 Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. E hoje a campanha tomou força e são realizadas no mundo todo. Então, que tal acendermos nossa luz rosa ou usarmos a fitinha rosa?

Para saber mais sobre meu trabalho , me siga no instagram e no facebook e não esqueça de deixar a sua opinião aqui, nos comentários.      

Um beijo e até a próxima leitura!  

Alessandra Cardoso

Anúncios

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.