#NutriAjuda – Primavere-se

Primavere-se…

Depois de muitos dias daquele frio que a gente também adora, a primavera chegou.

Você já começou a colocar as manguinhas de fora? Bom, eu tenho uma notícia ótima para te dar. No calor a alimentação saudável fica muito mais fácil e a perda de peso também. Acredite. O frio faz com que a gente queira comer um horror pra esquentar o corpinho e quando nos damos conta aqueles quilinhos a mais vieram junto com as altas doses de capuccino, sobremesas mais gordurosas, massas e pratos quentes, sem falar das belas taças de vinho em frente lareira. O frio com todo este aconchego gastronômico acaba se tornando um desafio manter a forma.  Desafio máster.

Sejamos sinceros, é uma delícia mesmo. Sempre falo na clínica sobre equilíbrio, teve paciente que até já falou que eu deveria tatuar esta palavra de tanto que repito equilíbrio, equilíbrio e equilíbrio. Lógico que o ideal é que a gente possa aproveitar toda essa gostosura do inverno sem que o impacto em nossa saúde e no nosso corpo acabe nos prejudicando. Lógico também que quando começa a primavera as pessoas se analisam diferente na frente do espelho. Começam a se vestir diferente e também a se alimentar de forma diferente. Alimentos mais leves ficam mais interessantes, beber mais água parece ficar ainda melhor, praticar atividade física vai se tornando mais prazeroso e assim vamos nos “primaverando”. Um ar de leveza pinta no ar e nos sentimos mais leves. Não é uma delícia?

É nesta época também que aumenta a procura por dietas de emagrecimento. Aqueles quilinhos adquiridos precisam ser eliminados, quem os adquiriu tem pressa de que logo evaporem. Se eu disser que isso não é completamente normal estarei mentindo, é muito comum e não se sinta um E.T se você estiver passando exatamente por isso agora. É aí que a nutri entra: tcharaaaaaan!!! É possível sim senhores que com alimentação saudável, suplementação adequada e claro, atividade física, você melhore a sua autoestima pré-verão. Ah! Como eu amo o verão! Saladas coloridas, frutas frescas, castanhas deliciosas e aquela fome de frio que não existe mais. Afinal, agora o corpo está aquecido e aquela vontade louca de comer carboidratos que você sentia antes alivia consideravelmente. Ufa, ainda bem!

Que tal algumas dicas para você já começar agora mesmo a se sentir mais leve:

  1. Beba água. Sempre lembro da importância da água. Água aromatizada também cai muito bem. Água com limão, hortelã, alecrim, manjericão, canela ou gengibre são algumas das opções que a torna ainda mais interessante além de dar aquela forcinha na detox.
  2. Consuma frutas frescas. As frutas são práticas opções para lanches. Muito melhores in natura do que na forma de sucos, as frutas possuem as fibras, que equilibram a glicose no sangue, ajudam muito para o funcionamento do intestino, são fontes de energia e você pode ainda colocar aquela pitadinha de canela que vai melhorar ainda mais o impacto desta frutose (açúcar da fruta) no seu organismo. Ou ainda consumidas com aveia, linhaça, semente de chia, amaranto… reforça o teor de fibras melhorando também a saciedade.
  3. Aproveite os verdes. Saladas incrementadas com diversas cores ficam lindíssimas e seu corpo agradece tanta cor cheia de nutrientes. Uma super salada acompanhada de alguma proteína de sua escolha compõe um prato excelente em qualquer ocasião. Ah! E se combinar com um molho especial natural, melhor ainda. Nada de molhos industrializados hein? #deufomeaqui
  4. Inicie sua atividade física tão sonhada. Seja ela uma caminhada na rua, academia, dança. O mais importante aqui é que você faça algo que adore. Sair de casa para sofrer não vai fazer bem para sua cabeça, então encontre o esporte que te deixa feliz. E claro, sempre com acompanhamento de profissional habilitado.
  5. Procure o seu nutricionista. Dicas de saúde qualquer um poderia escrever, aliás, todos sabem um pouco de cada coisa que teoricamente faz bem. Porém, nós, profissionais habilitados saberemos qual é a melhor estratégia para o seu caso. Muitos pontos são avaliados na sua consulta, como exames, por exemplo. Então o que é bom para um pode ser um veneno para o outro, não confie em dietas de livros e revistas. Sabe por que elas não funcionam para todos? Porque somos diferentes um dos outros e é por isso que existem pessoas comprometidas em te dar todo o suporte necessário agregando conhecimento, suplementação e dieta especifica. Procure seu nutricionista e primavere-se.
  6. Não cometa loucuras “salvadoras”. Atendo algumas pessoas que acham que a privação alimentar vai funcionar. Jejum intermitente é uma estratégia maravilhosa, mas privação alimentar sem organização e acompanhamento é completamente diferente. Nestes casos, normalmente, a compulsão alimentar vem como um efeito rebote e aí nada funciona mesmo. Cuidado! O processo de emagrecimento é lento, gradual e ainda precisa do empenho da manutenção. Não cometa loucuras que seu corpo não vai entender nada e só vai prejudicar você. É no passo a passo que a coisa toda funciona mesmo. Se ligue no que é milagroso, geralmente não é bem assim não.

Sei que a vida é corrida demais. Meus clientes chegam pirando muitas vezes nas consultas, chegam falando sem parar de todos os problemas que estão enfrentando no seu dia-a-dia. Então queridos, a alimentação não deve ser mais um problema para você, assim como não deve ser o escape de todas as suas frustrações. A comida precisa ser sim um aconchego nutritivo, se alimentar deve ser um momento de paz, um presente que você está dando para seu organismo. Algo essencial que vai desempenhar diversas funções importantíssimas aí dentro. Minha dica principal aqui é: cuide do seu corpo com muito amor, afinal ele é a sua casa.

Lá vai uma receitinha top super fácil pra combinar com este clima leve de primavera.

Sarah Simoni nutri Image 2018-09-22 at 01.53.42

Patê de grão de bico com capuchinha:

• 4 colheres (sopa) de tahine – (opcional)
• 300 gramas de grão-de-bico
• alho a gosto
• 1 xícara (chá) de água
• suco de 1 limão
• azeite a gosto
• sal a gosto
• hortelã para decorar

Deixe o grão de bico de molho durante a noite. No dia seguinte, despreze a água e cozinhe-o até ficar macio. Espere esfriar e bata no liquidificador com o alho, o tahine, o limão, a água e o sal até formar uma pasta homogênea. Coloque em uma travessa, regue com azeite e decore com folhas de hortelã. Sirva como aperitivo na folha da capuchinha, utilize a folha como base e as flores para enfeitar.

Dica: para facilitar a retirada do suco de limão, role-o com a palma da mão pressionando-o com firmeza e depois corte e esprema. Lave bem as mãos para evitar manchas se entrar em contato com o sol.

SARAH SIMONI NUTRI E COACH

Sarah Simoni é Nutricionista, especialista em Nutrição Funcional pela VP Florianópolis, Especialista em Desenvolvimento de Grupos pela SBDG Joinville e Coach pela Nutrition Coaching.

Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional, possui clínica em Caxias do Sul e atende também nas cidades de Farroupilha e Porto Alegre. Em seu rol de serviços estão: Nutrição Funcional, Coaching Nutricional, Consultoria para Noivas, Grupos de Emagrecimento Consciente, Oficinas de Cozinha Saudável.

Autora da coluna #NutriAjuda do Blog Mary Wellness, onde escreve sobre comportamento alimentar, autossabotagem, ansiedade e assuntos diversos que podem ajudar a melhorar a relação das pessoas com a comida.

http://www.sarahsimoni.com.br/

Anúncios

13 comentários

  1. Primavera / Verão, melhores estações para se cuidar com certeza . As dicas da Nutri são de extrema importância, e devemos aproveitar o embalo da estação para levar os bons hábitos para o no inteiro. Sou suspeita para falar do trabalho da Dra. Sarah , ela realmente promove uma transformação na vida de quem se propõe à reeducação alimentar, sou outra pessoa. Parabéns, coluna fantástica, recheada de ótimas orientações, vale muito a pena seguir. A Nutri fala, eu confio.

    1. Que delícia ler isso gente!!!! É este o caminho, quanto mais pessoas conseguirmos tocar mais o nosso mundo pode mudar e melhorar! Cada vez mais vejo tudo isso transformando pessoas, inclusive a mim mesma. Grata pela confiança. 🙏

  2. Que dicas maravilhosas! É linda a missão de nutricionistas … o poder da alimentação é fantástico e cuidar da nossa casa, como tu disse, é um caminho para a felicidade. Quem se ama se cuida! Obrigada por compartilhar conhecimento 🙏🏻

    1. Bem isso mesmo! E assim como qualquer outro amor, precisamos sempre estar regando, inclusive o amor próprio! Obrigada por acompanhar 😊💚

  3. Perfeito! E que mais gosto da tua abordagem é a leveza (com o perdão do trocadilho). Como uma pessoa que já fez inúmeras dietas, com inúmeros profissionais, posso falar que quando a vida passa a girar em torno disso vira um verdadeiro inferno. Com certeza, o equilíbrio é a peça chave de tudo, mas é difícil ter equilíbrio na alimentação quando não estamos em equilíbrio com nós mesmos (alma sã, corpo são). Ansiosa pelos próximos textos.

    1. Perfeito o comentário. Atendo muitas pessoas que passam por desafios como este. Realmente a cobrança sobre as dietas frustradas começa a ficar pesadíssima e a falta de prazer em se alimentar bem parece ficar cada vez mais presente. O equilibro é fundamental sempre, por isso acredito em estratégias que combinem com meu cliente, cada um é único e pode ser que a detox necessária não seja a alimentar e sim emocional, logo falarei sobre isso por aqui.
      Obrigada pelo feedback! 😊

  4. Adorei!!! Sempre temos alternativas para nós alimentarmos melhor, mesmo no inverno! Agora é aproveitar essa estaces que facilita ainda mais:)
    Compartilhando!
    Obrigado!!

  5. Sarah, me identifiquei com tudo que você escreveu! Assim é bom, mostra que a nutri não esta imune as tentações que todos nós enfrentamos com a alimentação. Que a primavera seja doce, porem saudável para todos nós!

    1. Exatamente! Somos todos seres humanos cheios de desejos e desafios! A cada dia um novo obstáculo. Seguimos contornando sempre da melhor forma. 🙂

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.