Notícias do Planeta Terra, baleia, corais, desmatamento…

Quando minha amiga Maria, me convidou para ser colaboradora da coluna “Verde em Casa”, eu realmente não sabia o tamanho desse desafio. No começo achei que eu falaria somente da técnica da jardinagem. Eis que, fico durante a semana costurando, partes de coisas que escuto, notícias que “talvez” eu assista e o que bisbilhoto no Instagram, atitudes que observo nas pessoas e em mim.

Esta semana duas notícias me deram muita angustia. Vou reporta-las do meu jeito Natacha de ser, para quem me conhece pessoalmente sabe, tenho certa dificuldade em transcrever e guardar exatos dados tais como: números, datas, o nome das coisas, nunca sei que parte geográfica fica lá e cá! Acredito ser um mecanismo de defesa, de que muito, pode não me caber.

Notícia 01: Uma Baleia “x”, não lembro em que lugar do planeta, foi encontrada morta com o estômago cheio de plástico, eram não sei quantos copos, sacolinhas de mercado, chinelos e etc. …

Notícia 02: No Havaí, o governador assinou a proibição da venda de protetores solares, pois os “Corais”, estão sofrendo uma doença que os deixa brancos, com aspecto de doentes, causando sua morte.

Fazendo “aquele meu paralelo”, que parece que não vai, mas vai! Entre a vida, a morte e as plantas no Planeta Terra, (que se diferencia dos outros planetas do sistema solar, pelo ar e água que regem a VIDA), vale destacar, que a maior reserva de (oxigênio) vem do mar, 70% do nosso planeta é coberto por oceanos, as Algas que são as plantas marinhas, ocupam então, uma área maior que as Árvores nas florestas.

Óbvio, fui lá buscar os dados das notícias para vocês.

Notícia 01: “Todos os anos 14 mil toneladas de protetor solar vão parar nos oceanos, 4 a 6 mil toneladas se acumulam nos arrecifes de corais por todo o planeta sendo uma das principais ameaças para a existência dessas formações”.

Não é que os dados e detalhes dessas notícias não me sejam relevantes, fato é que, não importa o tipo de animal, pois cada vez mais nós mesmos estamos nos alimentando de plástico e respirando menos. E gente! Os Corais são multicoloridos! Como assim, nossos protetores solares estão obstruindo suas cores?

Notícia 02: “A cada ano 8 milhões de toneladas de plástico são simplesmente descartadas no oceano…”

E lendo mais notícias…

Notícia 03: “Desmatamento na Amazônia aumentou 40% nos últimos 12 meses, diz instituto (Imazon). O desmatamento chegou ao coração da Amazônia: o cinturão verde que atravessa os estados do Acre, norte de Mato Grosso, sul do Amazonas, parte de Rondônia e vai até o oeste do Pará.
Nos últimos 12 meses, a Floresta Amazônica perdeu quase 4 mil quilômetros quadrados de mata nativa, uma área que tem 13 vezes o tamanho de Belo Horizonte. Segundo Imazon, em ano eleitoral o controle é menor e a destruição acelera.

Penso muitas vezes, para que a humanidade esteja tão desenfreada quanto a assumir as suas responsabilidades com o meio, será que é porque não temos a capacidade de enxergar o mundo visto de cima, tipo em planta baixa, sabe?

Escala de visão humana

Talvez aquela minha sensação geográfica de não saber nunca onde é “” e “”, também aconteça com vocês… Por exemplo, quando estamos no mar e ou, na floresta, tudo parece tão infinito. Nos sentimos plenos, pois todos nossos sentidos estão tomados por pura vida.

earth-11014

E daí toda tecnologia, em ano eleitoral não vigia 4 mil quilômetros quadrados de mata nativa destruída? GENTE estamos falando da Amazônia!

Nossa escala do que vemos, está funcionando em linha reta, ignorando a visão periférica, mirando quase que “somente” a tela do celular, viajando em mundos virtuais, e por enquanto, do nosso consumo, a baleia e os corais e as matas e tantas outras coisas, morrem.

E não é que o “amigo imaginário” existe!? Cada dia se torna mais real, ele mora no teu Smartfone!

Me ajuda aí vai! A sua curiosidade pode apertar aqueles links das notícias que coloquei neste texto.

Muito obrigada por você estar aqui.

Naty Guerrero  


Natacha Guerrero é paisagista, gestora ambiental e escreve aos sábados para o blog MaryWellness na coluna VERDE EM CASA,  siga a Naty no instagram e no facebook e cadastre seu e-mail aqui no blog para ser avisado dos próximos posts.

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.