Dicas da Fisioterapeuta – Trabalhe e estude com mais prazer

trabalhe e estude com mais prazer
dicas da fisioterapeuta – Trabalhe e estude com mais prazer

Vou começar esse texto pedindo pra você parar um minuto para refletir.

Como está sentado nesse momento? A tela do computador está na altura ideal? Os braços estão na posição correta? O ambiente de trabalho ou de estudo é prazeroso?

O texto de hoje mostra que um conjunto de ações podem melhorar e muito o seu grau de satisfação e motivação para trabalhar em casa ou fora dela e se favorecer cada vez mais com algumas simples atitudes.

Digo isso porque construir um ambiente harmônico e com qualidade é fundamental para que nós, trabalhadores e estudantes encontremos ali uma atmosfera favorável e uma performance  para desempenhar nossas tarefas.

Inicialmente pode ser complicado criar novos hábitos e muitas vezes você pode até desanimar um pouco em pensar em mudar os seus. Mas depois que você descobre que algumas ações erradas fazem parte da sua rotina e você muda, muitas coisas melhoram como seu humor, sua disposição, satisfação e a vontade.

Algumas dicas para aplicar na rotina do seu dia a dia de trabalho ou de estudos e deixá-lo mais agradável.

Acordar cedo, hidratar-se e cuidar da alimentação, são algumas ações para manter seu corpo disposto. Mas outros pontos importantes devem receber o cuidado durante o dia.

DICA 1: Melhore sua postura

O trabalho e os estudos ocupam boa parte do seu dia e da sua vida. Então, não faz muito sentido encarar o dia como um fardo pesado, sem qualquer qualidade de vida.

Sentar corretamente na cadeira, ajustar o monitor na altura correta, ler o livro de forma adequada, pernas alinhadas e braços posicionados corretamente, evitam as lesões, fadiga e dores a curto e a longo prazo.

Fique atento! A má postura, ao logo do tempo, causa diversos males que prejudicam e comprometem a saúde do trabalhador ou estudante impossibilitando, muitas vezes, que esse indivíduo permaneça executando a sua função, em decorrência de uma dor que poderia ser evitada.

DICA 2: Organize a sua mesa

De estudo ou de trabalho, é importante que a mesa esteja organizada com os objetivos essenciais e ainda distribuídos nos lugares adequados, mantendo por perto aquilo que você usa mais.

DICA 3 :  Aprenda a relaxar

Faça pausas para relaxar a musculatura. Ficar muito tempo parado na mesma posição pode causar tensão e dores musculares. Se você trabalha ou estuda no computador e precisa digitar bastante, procure pausar de duas em duas horas e fazer movimentos circulares com os punhos e pescoço. O mesmo funciona com leituras em livros e cadernos. Procure apoiar o livro sobre a mesa.

“Momentos de pausa são muito importantes para revigorar, descansar a musculatura, além de  inovar as ideias”

DICA 4 : Alongue-se

Realize alongamentos no pescoço e nas costas para aliviar a tensão. Respire fundo, estique os braços e as pernas, gire os ombros para fora e se espreguice. Comece a aplicá-los no seu dia a dia. Rapidamente sentirá melhorias.

O meu objetivo maior é mostrar pra vocês que podemos sim trabalhar e estudar confortavelmente, prevenindo dores e doenças, diminuindo cansaço e melhorando a eficiência no nosso dia a dia. Pode parecer trabalhoso no início, mas, com o tempo, essas ações se transformam em hábitos muito mais prazerosos e o resultado é percebido. Quando o ambiente e o clima é ruim, com certeza o seu crescimento, satisfação, motivação e lucro não serão alcançados da forma que gostaria. Por isso deseje um ambiente que vise os impactos que o bem estar vai lhe proporcionar.

Termino deixando uma reflexão importante – De 0 a 10 qual é o seu nível, hoje, de bem-estar no local de trabalho ou estudo? Pense bem e reflita sobre isso!

Para saber mais dicas como essa, me siga no instagram e no facebook e deixe sua opinião nos comentários. Vamos juntos melhorar o meio em que passamos a maior parte de nossas vidas.      

Um beijo e até a próxima leitura!   Alessandra Cardoso

 

 

 

 

Anúncios

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.