Dicas da Fisioterapeuta – Como anda a sua coluna?

Sua coluna seu bem precioso

Amiga, generosa e sonhadora. Sou aquariana daquelas que sonha até quando está acordada, mas consigo fincar os pés no chão quando é preciso correr atrás dos meus objetivos. Essa sou eu, Alessandra Cardoso, prazer!

Carioca da gema, amante de praia, esportes, novas amizades e viagens. Ah, e uma boa comida também.

Sou fisioterapeuta, especialista em traumato-ortopedia e Ciência da performance humana, além de ser apaixonada por aprender. Atuo há 18 anos com atendimento domiciliar, confederações esportivas e consultório.

Meu objetivo aqui no blog  é oferecer conteúdo relevante e de qualidade abrangendo os mais variados temas em relação à sua saúde. Voltado para o público que procura ter qualidade de vida, bem estar e acima de tudo aprender como evitar dores físicas futuras. Além de mostrar pra vocês como a fisioterapia pode oferecer tudo isso. Ah, aliás, quando falamos sobre o fisioterapeuta, muitas dúvidas surgem em relação a definição e atuação desse profissional. Primeiramente, a fisioterapia tem o objetivo de ajudar as pessoas a superar e/ou diminuir as suas dificuldades físicas, colaborando com a sua independência.  Além de ser capaz de compreender o movimento humano e atuar tanto na prevenção de doenças como na reabilitação, visando sempre a melhora do bem-estar e da qualidade de vida dos indivíduos.

Minha missão aqui no blog é Impactar e transformar positivamente a vida dos nossos leitores. Quer saber um pouco mais? Então vem comigo!

Designed by Freepik
Designed by Freepik

Esse é o meu primeiro post de muitos e conto com a ajuda de vocês, é claro. Juntos somos mais fortes!!!

Começarei  fazendo uma pergunta, você está bem com a sua coluna?

Muitas pessoas me procuram reclamando de algum desconforto na coluna. Será que é somente um desconforto, será que você tem uma boa postura, será que você dorme em uma posição correta?

Recentemente, entrei em um táxi  que me levaria pra casa, quando me deparo com a postura do motorista ao dirigir. Fiquei chocada, e como não consigo me controlar e não falar nada, falei.  Meu filho de 9 anos, sentado ao meu lado, já estava me cutucando para ficar quieta. Rsrs

Perguntei  delicadamente se ele estava Feliz com a coluna dele e ele olhou pra trás e disse, como você sabe? Já imaginei que não estava nada bem.

A coluna vertebral é a sustentação do nosso corpo. Ela é formada por 33 vértebras em uma pessoa adulto. Seu papel é o de sustentar todo o corpo, ser capaz de se curvar e se torcer em todas as direções e, ao mesmo tempo, proteger as estruturas vitais, como os nervos, que correm através dela. Além do mais, ela deve durar a vida toda.  Bem importante para deixarmos ela de lado né?

Voltando ao motorista do táxi, conversamos e quando eu vi já havia feito uma avaliação completa. kkk

É a minha cara. Não consigo passar desapercebido algo que pode levar um ser humano a um desconforto diário e até a uma dor grande por uma simples mudança de hábito, mudança essa que eu posso ajudar e de quebra, ver a alegria no rosto.

Ensinei  ele a postura correta ao dirigir, a posição do braço, das pernas, da cabeça e da coluna.

O resultado ele me disse logo após dirigir por 5 minutos, dirigindo corretamente, é claro. Como eu não percebia que era a postura errada que me trazia tanta dor?

A má postura pode ser uma motivação para muitas dores, lesões na coluna, ombros e quadril. Se observar em casa, no trabalho, escola e até tarefas simples do dia a dia podem evitar com que as lesões se instalem. Muitas pessoas são acometidas por dores nas costas e somente depois de um tempo percebem que sua postura estava errada, pois ao submeterem a coluna a uma postura correta perceberam que a dor diminuiu.

Moral da história, se você não fizer uma mudança nos seus hábitos posturais errados, eles  podem te levar a dores crônicas, patologias graves e até mesmo um procedimento cirúrgico. Não deixe que isso aconteça.

Para saber mais dicas como essa, me siga no instagram e no facebook e cadastre seu e-mail aqui no blog para ser avisado dos próximos posts.

Bjs e até a próxima leitura.

Anúncios

6 comentários

  1. A viga-mestra está para uma casa da mesma forma que a coluna vertebral está para o nosso corpo. Se a viga entorta, a casa entorta. Mas não é só isso. A má postura – que entorta a coluna – geralmente vem acompanhada de dores progressivas. A correção da postura por meio da Reeducação Postural Global (RPG) é um recurso valioso que os fisioterapeutas dispõem para nos ajudar nesse casos.
    A fisioterapeuta Alessandra está de parabéns. Corrigir a má postura será sempre fundamental.

    1. Olá Carlos.
      Realmente você tem razão, não podemos deixar a casa entortar. Nós Fisioterapeutas dispomos de diversos recursos para não deixarmos que isso aconteça, um deles, como você mencionou é o RPG.
      Obriga pela sua participação.
      Um forte abraço.

  2. nossa…depois de uma gravidez imagina a coluna na dieta mto boa esta informação p ser colocada em pratica amei.

    1. Olá Valdirene. Realmente na gravidez, com o ganho de peso, a coluna sente a diferença. Mas a dica é ter uma boa postura e a musculatura da coluna fortalecida. Assim diminui muito a chande de doer.
      Obrigada pela sua participação.
      Um grande abraço.

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.