Cuidados básicos de postura e outras medidas que você deve adotar durante uma viagem

 

aviaoEm viagens a trabalho ou a passeio, curtas ou longas, de carro, ônibus ou avião, devemos proteger nossa coluna, pois existe uma grande chance de incômodos durante a viagem, principalmente em quem é predisposto ou já sente dores na coluna. O conselho que deixo é que os passageiros não fiquem sentados na mesma posição por horas a fio. A razão por trás disso é a sobrecarga sobre a coluna, que não foi concebida para ficar parada por tanto tempo.

Por isso, é necessário nos posicionar de forma correta no banco do carro, acento do ônibus ou avião. Devemos sentar sobre os ísquios (ossinhos do bumbum) de forma que mantenha um alinhamento adequado da coluna e que não traga danos á saúde da sua coluna. Se a postura é mantida de forma inadequada pode provocar uma fadiga nos músculos e contribuir para o surgimento das dores nas costas.

Vejam algumas dicas que separei pra que vocês não sejam surpreendidos em uma viagem longa.

1 – A cada 2 horas, saia da poltrona por alguns minutinhos para esticar as pernas, aproveite para andar um pouco, isso evitará pressão ou estresse excessivo nos discos vertebrais (coluna) e ainda aumentará a circulação sanguínea.

 2 – Ao utilizar aparelhos eletrônicos (tablet, laptop e celular) dê pausas de duas em duas horas, alterne com a televisão (caso do avião) que deixa a sua cabeça e pescoço melhor posicionados

3 – Revezar o motorista: para quem vai viajar de carro, o ideal é ter mais de um motorista. Deste modo, ninguém sobrecarrega a coluna em excesso.

4 – Almofadinha para pescoço é bem confortável né? Fora que é importantíssimo para que você fique com a postura correta durante o voo e não fique com dor no pescoço ou nas costas depois.

5 – Ao retirar a bagagem da esteira, tome cuidado para não puxar a mala fazendo uma rotação exagerada. Espere a mala estar na sua frente e pegue com as pernas dobradas.

6 – Evite malas que necessitam ser carregadas através das alças na mão. Dê preferência a mala com rodas, pois elas reduzem o esforço durante o transporte

7 – Se a viagem for muito longa, movimente-se a cada hora, pois além de alongar o corpo, beneficia a circulação e as articulações . Ficar muito tempo parado diminui o fluxo sanguíneo.

Muita atenção a essas dicas, pois é justamente no período de férias ou viagens a trabalho que alguns incômodos na região lombar podem começar a surgir em decorrência de maus hábitos posturais durante o passeio, seja no ônibus, avião ou carro. Se a postura é mantida de forma inadequada pode provocar uma fadiga nos músculos e contribuir para o surgimento de dores nas costas ou pescoço.

São cuidados básicos de postura e outras medidas que você deve adotar do começo da viagem até chegar ao seu destino.

Gostou? curta e compartilhe. Tem dicas também lá no instagram e facebook .

Um bj e até a próxima leitura,

Alessandra Cardoso

1 comentário

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.