Cozinhar? Mas como?

COZINHAR POR QUÊ?

Você talvez acompanhe os meus posts, ou os posts de outras nutris e pense: “Pra ela é fácil, mas e quem não sabe cozinhar?”

Bom, lá vai um pouquinho da minha história na cozinha.

Acredite ou não, eu mal sabia fazer um bolo, ou fritar um ovo, como costumam dizer. Até que em determinado momento da minha vida decidi que cozinhar seria fundamental para minha vida profissional. Sim, foi por este motivo que resolvi encarar a vida na cozinha.

Eu pensava: como posso dizer para meus clientes que é fácil fazer seu bolinho saudável de lanche ou sua panqueca de café da manhã se eu mesma não souber explicar a receita?

Foi aí que a cozinha virou o meu laboratório. E isso não faz tanto tempo assim, comecei testando algumas receitas que eu ouvia falar e também comecei a inventar receitas com ingredientes que eu gostava. Imaginava que misturando coisa boa com coisa boa não tem como dar errado. Na verdade tem, e até hoje as vezes isto acontece.

Nem sempre a textura sai como eu imagino, nem sempre o que é gostoso sozinho continua gostoso acompanhado de outro ingrediente, a cozinha segue sendo um laboratório para mim.

O mais legal foi descobrir que eu podia sim produzir alimentos saudáveis e gostosos ao mesmo tempo. Este encanto pela cozinha foi aumentando, quanto mais as receitas davam certo, mais eu me motivava. E quando mais me motivava, mais realizada eu ficava, afinal, sendo nutricionista, precisava sim desta ferramenta de trabalho.

O alimento é a minha principal ferramenta e eu precisava entender um pouco mais de como isso funcionava e então passar para meus clientes. Se eu fui capaz, tenho certeza que você também pode ser.

Ok, pode ser que você não ame a cozinha como eu, mas por que não tentar?

Hoje sou apaixonada, preparar meu alimento, criar um novo bolo, testar ingredientes novos virou uma das minhas formas de relaxar, como se fosse uma terapia. É um momento onde estou eu e meu fogão e ali sinto a minha presença e vejo que posso criar algo incrível (algumas vezes algo incrivelmente estranho), mesmo assim, aquele momento me faz bem e sempre aprendo com os meus erros.

Cozinhar pode ser uma forma de expressar a criatividade, e sempre lembro que o amor que coloco ali será depois “ingerido” pelos que consumirem minha comidinha. Além de tudo isso, cozinhar meu próprio alimento me garante mais saúde, já que sei tudo que estou colocando ali na minha receita!

Aqui vai uma receitinha delícia de panqueca proteica que pode ser uma boa opção de lanche ou em pré ou pós treino, dependendo de cada um. Experimente e me conte como ficou!

Panqueca-Proteica Sarah Simoni Marywellness -3150014459-1539820434505

PANQUECA PROTEICA

Ingredientes:

  • 1 banana madura esmagada
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de quinoa em flocos (ou aveia)
  • 1 colher de sopa de proteína vegana da Nutrify
  • Pitada de sal, bicarbonato e canela em pó sem açúcar
  • Pasta de amendoim sem açúcar

Modo de Preparo:

  • Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea
  • Aqueça a frigideira e unte com um pouco de olho de coco se necessário
  • Faça porções pequenas e asse uma por vez
  • Montagem: intercale a panqueca com pasta de amendoim

 

Bjo da Nutri,  até a próxima semana,

SARAH SIMONI NUTRI E COACH

 


Sarah Simoni é Nutricionista, especialista em Nutrição Funcional pela VP Florianópolis, Especialista em Desenvolvimento de Grupos pela SBDG Joinville e Coach pela Nutrition Coaching.

Membro da Academia Brasileira de Nutrição Funcional, possui clínica em Caxias do Sul e atende também nas cidades de Farroupilha e Porto Alegre. Em seu rol de serviços estão: Nutrição Funcional, Coaching Nutricional, Consultoria para Noivas, Grupos de Emagrecimento Consciente, Oficinas de Cozinha Saudável.

Autora da coluna #NutriAjuda do Blog Mary Wellness, onde escreve sobre comportamento alimentar, autossabotagem, ansiedade e assuntos diversos que podem ajudar a melhorar a relação das pessoas com a comida.

http://www.sarahsimoni.com.br/

Anúncios

12 comentários

  1. Amei, eu tbm adoro a possibilidade de criar e fazer alimentos de qualidade, para mim é uma terapia incrível!! QUANTAS panquecas essa receita rende?

  2. Adoro os textos da Sarah! É sempre muito prático, nos mostrando o quanto pode ser fácil nos alimentarmos bem! Parabéns ao blog!

  3. Estou acompanhando o blog a algumas semanas, ele é surpreendente e motivador pq fala a nossa língua. Amando ❤️

  4. Muito legal Sarah! Cozinhar é muito agradável, e é uma das coisas que só se aprende praticando.
    Quando cozinhamos com alegria, fazemos refeições mais agradáveis e isso reflete diretamente no nosso bem estar.
    Parabéns pelo texto, muito importante esse tema! 💚

    1. É exatamente isso, reflete no bem estar de todos! Só a prática e a persistência nos fazem manter este hábito tão maravilhoso!

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.