Conceito Wellness! Você sabe o que significa?

Olá pessoa bonita!

Hoje quero falar com você sobre o “Conceito Wellness“! Você sabe o que significa Wellness

Eu resolvi falar sobre este tema, por dois motivos:

  1. Por que é o tema central do nosso blog MaryWellness – Bem-estar e Qualidade de vida;
  2. E também por que ontem nós publicamos o primeiro post da queridíssima Grazi De Camilis com dicas incríveis de destinos para viagens curtas e econômicas. E ao compartilhar com seus contatos o blog, a Grazi logo foi interrogada. Wellness, mas por quê?

Então me dei conta de que assim como gastronomia funcional é algo desconhecido para muita gente, o conceito “wellness” também é.  Pensei,  bora lá falar sobre isso, já que é o estilo de vida que adotei para mim, e que gostaria que o maior número de pessoas  possível soubesse, e assim como eu se encantasse por esse estilo de ser, por essa busca de equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida.

A tradução literal da palavra wellness do inglês para o português é Bem-estar, porém o conceito “WELLNESS” é bem abrangente. 

O termo Wellness, apesar de ter surgido na década de 70, através do norte americano Charles Corbin, é um termo novo no Brasil , que veio para desmistificar o termo fitness que ficou enraizado no Brasil.

O termo “Fitness” significa “aptidão”, portanto é utilizado de forma errônea, na maneira correta se chamaria “Phisical Fitness”, ou seja aptidão física. O fitness caracteriza-se pela ênfase no condicionamento físico do indivíduo. As academias surgiram tendo esse objetivo como principal.

Eu também já fui FITNESS

Final dos anos 80 para os anos 90, eu já treinava numa academia de Ginástica em Jundiaí e naquela época se perseguia um corpo perfeito, com músculos salientes sistematicamente e isso era sinônimo de saúde e o “Wellness” veio para colocar em cheque essa relação de biótipo e saúde.

Lembro-me também que justamente nessa mesma época apareceu na literatura os primeiros relatos de “Vigorexia” termo relacionado à obsessão por um corpo perfeito a qualquer custo levando pessoas de todas as classes sociais a tomarem diversas medidas que põem em risco à integridade de sua saúde.

Acho importante relatar que estudiosos acreditam que a vigorexia é uma das mais novas patologias emocionais estimuladas pela cultura. Ela surgiu a partir de uma sociedade competitiva e frívola, até certo ponto influenciada pela mídia, onde o culto à imagem é cada vez mais estimulado.

 O Wellness fortalece-se, aumentando cada vez mais a participação e a manutenção saudável de pessoas em programas de exercícios físicos. 

O Fitness com sua ênfase nos aspectos puramente estéticos, representados pelo modelo da aptidão física, continua aumentando a desistência e promovendo a rotatividade nas academias. Saba (2006, p. 143)

O Wellness engloba o fitness. O condicionamento físico não deixa de ser enfatizado, porém, é trabalhado em perspectivas mais amplas visando à qualidade de vida e o bem-estar. A estética não deixa de ser destacada, porém, é levada em consideração a saúde nessa busca pela estética.

Portanto as academias e os profissionais, que seguem o Wellness como paradigma, se preocupam em transmitir conhecimentos, explicando para os alunos, por exemplo, prejuízos que podem causar a prática em excesso, os problemas do uso de anabolizantes, a importância da alimentação adequada, entre outras práticas.

O apelo para o “corpo sarado” já teve seu tempo na década de 1990. As pessoas hoje buscam, também, qualidade de vida, paz de espírito.

Charles Corbin* define o Wellness como uma pluralidade de fatores como sendo:

A integração de todos os aspectos da saúde e aptidão (mental, social, emocional, espiritual e física), que expande o seu potencial para viver bem.

Sabemos que cada pessoa possui um corpo diferente, com limitações diferentes, uma genética diferente e em condições sociais e ambientais diferentes e isso faz com que cada pessoa seja especial.

 Então podemos concluir que:

A chave do equilíbrio pode ser encontrada quando vencendo as suas próprias crenças limitantes, organizando suas metas e objetivos, planejando e executando suas ações a fim de conquistar a melhor versão possível de si mesmo.

OS 8 PILARES DO CONCEITO WELLNESS SÃO:

 EMOCIONAL, PROFISSIONAL, FAMILIAR, CONJUGAL, SOCIAL, ESPIRITUAL, FINANCEIRO E SAÚDE. 

CONCEITO WELLNESS dreamstime_xxl_65337721.jpg
PILARES DO CONCEITO WELLNESS

Bem, como podem ver, eu mesma, durante muito tempo persegui o fitness, mas a partir dos 41 anos, minhas referências, preferências e prioridades mudaram, e foi ai que conheci o wellness,  e me apaixonei por que vi neste conceito a chave para o equilíbrio que estava faltando em minha vida.  E desde então persigo isso, e quero compartilhar com você meu leitor querido e fiel, que me ajuda a levar essa filosofia a mais e mais pessoas.

Obrigada por ler, curtir, compartilhar e seguir.  Deixe seu comentário,  se conhecia o conceito, se também se identifica com esta busca, e quaisquer outros comentário ou sugestão que quiser deixar aqui.

Siga MaryWellness no facebook. Acompanhe nosso canal de receitas saudáveis no Youtube.

Cadastre seu e-mail aqui para ser avisado dos próximos posts.

Um super beijo, e até breve.

M∑


REFERENCIA:

Concepts Of Fitness And Wellness: A Comprehensive Lifestyle Approach 6th Editionby Charles B. Corbin (Editor).

*Charles “Chuck” B. Corbin quem foi?

É professor do Departamento de Ciências do Exercício e Educação Física da Universidade Estadual do Arizona. Ele tem mais de 200 trabalhos publicados e mais de 30 livros, incluindo Conceitos de Aptidão Física e Conceitos de Fitness e Bem-Estar , que são de co-autoria com Ruth Lindsey e Greg Welk. Além de imprimir o sucesso da publicação, Corbin escreveu e produziu mais de 50 vídeos sobre atividade física e dezenas de pacotes de software diferentes.

Dr. Corbin, que recebeu seu Ph.D. da Universidade do Novo México em 1965, é reconhecida como líder mundial, conferencista e inovadora em atividades físicas e promoção de condicionamento físico. Em 1999, ele foi nomeado “Alliance Scholar” pela Aliança Americana para a Saúde, Educação Física, Recreação e Dança (AAHPERD).

Outras honras concedidas ao Dr. Corbin incluem: “Distinto Acadêmico” pela Associação Nacional de Educação Física na Educação Superior, Prêmio de Honra da AAHPERD, Prêmio de Honra do Conselho de Aptidão Física (AAHPERD), Prêmio Nacional de Melhor Saúde e Vida, Prêmio de Distinguished Centennial ( Universidade do Novo México) e Healthy American Fitness Leader (Conselho Presidencial de Aptidão Física e Esportes, Allstate Co. e National Jaycees).

Anúncios

3 comentários

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.