Bahia e seus Mistérios

Olá meus queridos leitores!!

Janeiro é sempre um mês muito feliz pra mim porque há anos venho para o Sul da Bahia. São tantos cantinhos especiais que demorei a começar escrever esse post pensando em como faria, e na verdade ainda estou perdida rs

Vamos começar por um desses cantinhos… A Península de Maraú.

Está localizada na Costa do Dendê, no Estado da Bahia, 200 km ao sul de Salvador, a 150 km ao norte de Ilhéus.

Como Chegar:

O aeroporto mais perto é o de Ilhéus (IOS). O aeroporto internacional mais perto é o de Salvador (SSA). Existem traslado desde o aeroporto até qualquer uma das praias da península, mas você pode locar um carro também se escolher descer em Ilhéus, é o que nós fizemos. O melhor caminho é pela BA-001 em direção a Itacaré (nossa próxima parada) e Camamu. O cruzamento com a BR-030 (estrada de terra) fica a 19 km depois de Itacaré. Entrando nessa BR-030 prepare-se para se aventurar pois são 40 e poucos km´s de estrada de terra, que dependendo dos dias, se choveu ou não, a estrada pode lhe oferecer imprevistos, portanto é interessante se informar antes para locar um carro de categoria grande. Se não tiver chovido um carro de categoria média ou econômica lhe servirá, mas é certo que seu carro ficará tomado por uma cor vermelho escura por todos os dias que permanecer na Península.

IMG_2960
Portal de entrada da Península
Para os mais afortunados existe uma pista de pouso particular e heliponto

Para quem vem de Salvador a melhor opção é pegar o ferry-boat para Bom Despacho na Ilha de Itaparica e seguir pela BA-001 até Camamu. Daí você pode escolher contornar a Baía de Camamu e continuar na BA-001 até a BR-030 (estrada de terra) e então até a praia da Península que escolher para se hospedar ou deixar o carro em Camamu num estacionamento vigiado e pegar um barco para Barra Grande (acesso mais rápido). Chegando no pier em Barra Grande você tem serviços de agências de turismo e táxis-locais para seguir até sua hospedagem e também existem as famosas “jardineiras” que transitam pela península, principalmente realizando passeios pelas várias praias da região, basta contratar o serviço. Uma outra dica, depois que estiver instalado é alugar quadriciclo por pelo menos um dia, você poderá se deslocar pra 2 ou 3 praias num único dia e ainda se aventurar conhecendo a trilha das Bromélias, Lagoas, Farol de Taipu de Fora (Vou contar todos os detalhes dessa aventura nos próximos posts, fiquem ligados)

Existem mais ou menos 10 praias na Península mas a maioria das pessoas só conhecem as mais famosas: Taipu de Fora, Barra Grande, Ponta do Mutá. Demais praias: Cassange, Algodões, Bombaça, Ponta da Baleia, Saquaíra, Arandis, Campinho.

Vamos começar pela praia de Algodões

Ela é uma das primeiras na estrada de terra e vale passar o dia se você reservar um espaço na Casa Del Mar. Você pode também se hospedar nela, se não se importar em estar longe do centro em Barra Grande. O lugar é um espetáculo de tranquilidade. Se você não é hospede precisa fazer essa reserva com antecedência, pois os lugares são limitados. São 2 para hóspedes e 3 para não hóspedes. Almoçar nesse lugar é simplesmente maravilhoso!!!

Casa Del Mar Vista Mar
Casa Del Mar Vista Mata
Casa Del Mar Vista Cozinha

A batata frita é de batata descascada na hora, sabe? Batata de verdade rs e tem a batata doce frita também que é deliciosa!!! Outro prato que comi foi o macarrão ao molho de shitake… DIVINO!!! E o peixe com legumes grelhados estava dos deuses!!!

Não costumo almoçar na praia, mas nesse lugar vale, por todos os motivos… tranquilidade, qualidade e bom gosto! A praia é de onda, porém nada assustador. A água é transparente e as vezes as pessoas acham suja mas são somente algas de uma noite chuvosa (o que pode acontecer em qualquer uma das praias da Península), atrapalha um pouco, mas faz parte do show da natureza, acontece e pra analisarmos um destino direitinho precisamos levar em conta esses detalhes que só dependem do papai do céu.

Vou mostrar em imagens mais um pouco desse lugar delícia.

Casa Del Mar
Banquinho convidativo à paisagem
Final da tarde
Por do Sol

Começamos assim nossa saga pelo Sul da Bahia. Se você gosta de praia e ainda com águas de temperatura agradável, fique comigo nos próximos posts e você não se arrependerá.

Bjs e até mais!!!

2 comentários

    1. Oieeeee Com certeza !!!
      Vamos nos falar pelo whats app pra eu pegar mais detalhes e montar o seu totaltalmente personalizado. Bjao

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.