Afinal? Por que corremos tanto?

OMG! (Oh my God)!

Talvez você nem tenha tempo de ler todo esse texto. Talvez o título chamou a sua atenção porque provavelmente você está sempre correndo. Agora te pergunto: você sabe para onde? Ou, por que está sempre assim, sem tempo para nada? Quantas vezes você nem consegue lembrar o que comeu na refeição anterior porque comeu com muita pressa?

Seria cômico se não fosse tão triste. Sabe onde eu estou agora? Trocando os pneus do meu carro. Há dias quero escrever sobre a correria do dia a dia das pessoas, incluindo o meu, mas adivinha? Não tenho tempo! Agora, aqui, sem opção, a não ser a da espera e sem internet para que eu possa fazer outras coisas, veio a oportunidade de escrever sobre isso. Preciso até rir de mim mesma. Até cheguei a desejar que o tempo de espera demorasse mais do que os 40 minutos previstos só para eu ter tempo de finalizar meu texto.

E então, vem novamente e pergunta. Por que corremos tanto?

Acredito que o que proporcionou tudo isso foi a moderna internet com seus sinais 3, 4, 5G. A qualquer hora, em qualquer lugar, estamos “disponíveis” para responder tudo e a todos. Esses dias precisei reagendar um paciente que me solicitou para ligar em casa, pois o celular dele não tem sinal fora de lá. Achei estranho telefonar na casa dele. Aí me dei conta que eu estava telefonando ao meio dia. Lembro-me  que há um tempo, o horário do meio dia era respeitado, assim como o horário da noite. Ninguém ligava em horários que poderiam atrapalhar as refeições dos outros. Muito diferente do que encontramos hoje, alguém pensa em não mandar mensagem em algum horário por que está na hora do almoço ou do jantar? Eu acredito que não muito. Inclusive o horário do almoço é um horário de trabalho para muitas pessoas que precisam ocupar este horário por ser intervalo em algumas outras profissões. Eu, no caso.

Uma outra cliente comentou que estava sem tempo para nada, que não estava conseguindo cuidar dela mesma e ter um tempo para relaxar. Porém, no dia que estava feliz da vida ao ter uma tarde inteirinha só para ela mesma, se deu conta de que não sabia o que fazer com aquele tempo todo. Sabe o que ela fez? Encheu a tarde de tarefas que não eram urgentes, pois não soube simplesmente não fazer nada.

O quanto estamos viciados em estar nesta correria então? O quanto o mundo nos cobra para correr e cumprir tudo e mais um pouco em apenas 24 horas? As respostas são imediatas, e-mails caindo por terra porque agora se responde de forma instantânea no whatsapp. OMG!

Mas afinal? Por que uma nutricionista está escrevendo sobre isso? Simplesmente porque eu trabalho com pessoas, com suas rotinas malucas e com a falta de tempo de todos. Meus clientes precisam organizar o tempo do mercado, o tempo da atividade física, o tempo da “simples” mastigação tão importante na hora do almoço.

Ninguém quer parar para fazer do jeito que deve ser. Vejo na academia, inclusive eu mesma faço isso algumas vezes, estamos praticando a atividade respondendo uma mensagem. O exercício focado é muito diferente. Quando o celular fica no armário e você foca na atividade o resultado é outro, justamente por estar prestando a atenção necessária à atividade. Assim como quando você faz a pausa para mastigar ou para fazer as compras do mercado, quando a organização vem antes do ataque da compulsão, quando você planeja a lista do mercado…e por aí vai.

O tempo ficou mais curto ou as pessoas estão ocupando com mais coisas? Qual é a qualidade das nossas tarefas quando fazemos tudo correndo?

E agora o ano está quase no fim. Como está aquela sua lista de planejamento do início do ano?

Sabe aquela que você fez em dezembro do ano passado? Quantas das tarefas você conseguiu cumprir?

Me parece que a listinha da saúde vai ficando de lado muitas vezes, parece que o “cuidar de mim” sempre pode ficar para depois.

Comecei a acordar as 5:30 da manhã, não faço isso ainda todos os dias para não perder o namorado, mas confesso que adoro este horário. É um horário de silêncio, é um horário onde meu telefone não toca, consigo escrever algo, consigo respirar, meditar, e simplesmente ficar sem fazer nada. Às vezes aproveito para responder alguma coisa de trabalho, o que não deveria.

Desligar a mente é um treino, como qualquer outra nova atividade da vida. Relaxar passou a ser um desafio quando se vive nesta correria toda sem tempo para simplesmente não fazer nada. Ou ainda, tempo para cuidar da própria saúde física e mental.

Minha dica de hoje é: relaxar um pouco. Será que você tolera a própria companhia sem fazer absolutamente nada? Simplesmente ficar com você mesmo? Prestando atenção nas suas escolhas?

Na correria muitas vezes as escolhas alimentares ficam ainda mais prejudicadas para quem ainda não segue hábitos saudáveis como rotina. Então você pode minimizar os estragos quando consegue se organizar melhor.

Anota aí:

  1. Faça uma lista antes de ir ao mercado com aquilo que realmente a sua saúde precisa e não com aquilo que você pensa que precisa.
    Reserve o tempo para as compras, com tempo você consegue analisar melhor os rótulos. Que tal ter o dia do mercado e o dia da feira orgânica na sua agenda ao invés de deixar para quando der tempo.
    Organize seus lanches. Você pode organizar um dia antes ou organizar para sua semana. Quando nos organizamos as chances de conseguir seguir um plano alimentar e hábitos saudáveis são mais eficazes.
    Tenha sua garrafinha da água sempre por perto, seja na mesa do trabalho, no carro, na bolsa, no armário. Se você enxerga com frequência sua garrafinha fica mais fácil lembrar de beber água.

Gostou das dicas?

Respira aí, faça seu planejamento e depois me conte como foi.

Cadastre seu e-mail no blog para ser avisado dos próximos posts, e siga a Nutricionista Sarah Simoni no Instagram e no Facebook.

http://www.sarahsimoni.com.br/

Anúncios

10 comentários

  1. Sempre faço lista do dia para as tarefas do dia dia, mas por mais corrido que seja sempre separo um tempo só pra mim senão piro.

  2. Ana correria do trabalho, casa, família deixamos a nossa vida em segundo plano assim perdendo o desejo de estar nos melhores lugares como era antes.
    Muito Obrigado , às vezes nem tenho vontade e ir à praia e olha que moro a duas quadras, mais pensando em ficar em casa trancado sem fazer nada.
    Na maioria das vezes me sinto assim sem saber como usar o meu tempo de folga, perdido no espaço, procurando alguma atividade do trabalho que eu possa adiantar em casa.
    Com esse post vou Refletir e pensar em Melhorar a Vida pois só temos Uma.

  3. Eu sempre curti tirar um tempo para mim! Para fazer nada! As vezes vejo uma série, leio um livro, mas por puro prazer!
    Texto bom pra refletir – que as pessoas que não param nunca permitam-se desfrutar da própria companhia um pouquinho! É libertador!

  4. É Sarah, teu texto me fez refletir hoje, adorei! Realmente conseguiste mostrar de forma prática, escrreveneo texto no meio do OMG! Outra coisa importante que falaste é sobre saber usar o tempo livre quando se tem, muita vezes nem sabemos usar a liberdade quando se está acostumado com a escravidão. Ah, acho que não vais perder o namorado se acordar às 05:30, ele não é louco de fazer isso, deve te admirar por quebrar os paradigmas… Obrigado mais uma vez pelo texto inspirador!

    1. Que bom que gostou! Bora aproveitar o tempo livre então! E mais do que isso: colocar na agenda esse tempo livre também, porque se não organizarmos ele nunca vai existir! 💟

  5. Meeeeeeu Deus, conversei com uma amiga hj sobre isso!!!!! Que texto mais gostosl de ler e de se ver nele hehehehehhe

    1. É querida. Acho que este assunto está por todo lado mesmo! Que bom que estamos prestando atenção no nosso tempo!

  6. Boa noite. Realmente tudo nesse texto é verdadeiro, vivo dessa forma, muitas vezes preciso fazer uma pausa para lembrar o que comi no dia anterior. Precisamos parar e tirar um tempo para nós mesmos. Ótimas dicas e reflexão. Abraços

    1. Sim Luciana, é louco como as vezes nem nos damos conta é só paramos quando algo nos pára. A reflexão é muito importante e assim podemos ter atitudes! Obrigada por compartilhar que isso tb faz parte de você! 🙏 bjs

Sou muito grata por seu comentário, é importante pra mim.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.